Permite a lei as seguintes faltas, sem acarretar descontos no salário do empregado:
1) Até 2 dias consecutivos, em caso de falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou dependente declarado na CTPS;
2) Até 3 dias consecutivos, pelo casamento;
3) Por cinco dias (licença-paternidade), na primeira semana após o nascimento de filho;
4) Por um dia a cada 12 meses trabalhados, para doar sangue;
5) Até 2 dias, consecutivos ou não, para o alistamento eleitoral;
6) Durante o cumprimento das exigências legais do Serviço Militar.
A jurisprudência considera justificada a ausência do empregado, para comparecimento como parte à Justiça do Trabalho.
Enviar mensalmente os extratos de todas as contas bancárias (conta corrente / aplicação) de todos os bancos que a empresa possua;
Sempre que for realizado empréstimo bancário, a cópia do contrato deve ser enviada;
Enviar uma cópia do contrato do aluguel, caso o imóvel em que a empresa esteja instalada, seja locado;
Comprovantes de pagamento de água, luz, telefone e demais despesas que estejam em nome da empresa.
Sim. Qualquer pagamento efetuado pela empresa com devido comprovante de aquisição deve ser enviado para contabilidade, senão pode ser considerado como pago.
Até dia 05 do mês subsequente.
Primeiro passo é fazer uma triagem dos documentos os quais são hábeis para escrituração. Depois de lançados são arquivados em espaço próprio no período de 1 ano. Logo após são devolvidos ao cliente, para arquivamento na própria empresa.
São feitos balancetes periódicos para análise (inclusive quando solicitado por bancos), é elaborado o Balanço Patrimonial com as devidas demonstrações e em seguida são emitidos os livros contábeis (razão e diário) que serão assinados pela empresa e contador responsável.
Sim. Bancos emitem no momento da antecipação o documento referente à operação, o qual deve ser contabilizado para apropriação das devidas despesas.
Redução do montante dos tributos que recaem sobre as operações da instituição em até 60%. Dentre eles estão: IRPJ, IRRF, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, ISS, SIMPLES, IPTU e IPVA.
É importante ter uma boa consultoria devido a complexidade da legislação brasileira e suas constantes alterações que demandam amplo conhecimento, por parte dos profissionais, quanto à aplicação adequada dos procedimentos a serem cumpridos de modo que não comprometa a rentabilidade e o futuro da empresa.
Os controles internos são fundamentais no processo de gestão de qualquer negócio, pois além de evitar desvios no curso das ações preestabelecidas, através deles podemos analisar e gerenciar a performance das operações e seus respectivos resultados.
Para manter sua instituição atualizada sobre a legislação pertinente e esclarecer dúvidas com relação à sua aplicabilidade. É importante contratar uma consultoria para validar e orientar quanto ao cumprimento das exigências contidas nas legislações trabalhistas e tributárias.